terça-feira, 31 de março de 2009

Competindo com a Engenharia Linguística II

Usos Estratégicos da Engenharia Linguística

Os gerentes podem realizar investimentos para apoiar diferentes estratégias. Muitos problemas podem ser evitados com o uso tecnológico de glossários, guias de estilo, traduções de referência, memórias de tradução, recursos de controle de qualidade (corretores ortográficos, gramaticais, sintáticos). A engenharia linguísitca de gestão de memórias de tradução fornece uma série dessas ferramentas, garantindo uma identidade corporativa que estabelece o equilíbrio entre a consistência da marca e a relevância local.
O programa de memória de tradução reaproveita as palavras, expressões e frases armazenadas nos bancos de dados (memórias de tradução e glossários). Se surgirem palavras e frases, no mesmo ou em outro documento, o programa automaticamente sugere a frase anterior. Isso agiliza o processo de produção e contribui para o uso do mesmo termo e expressões em projetos futuros, melhorando a clareza e aumentando a qualidade. Além disso, a tecnologia de gestão armazena as memórias de tradução e os glossários em um repositório central e aceita milhares de usuários simultâneos, permitindo que vários produtos, divisões e pessoas gerenciem e compartilhem com eficiência as memórias de tradução e os glossários, para obter maior eficiência e consistência do processo de produção. Por isso, muitas organizações, tanto do mercado de línguas como de tecnologia, vem sugerindo ao cliente a implantação da geração e administração de recursos linguísticos, não apenas por considerá-la capaz de garantir a qualidade linguística, mas também para utilizá-la como vantagem estratégica. Abaixo um resumo de como a EL pode ajudar uma empresa a implementar estratégias competitivas básicas:
Redução de custos. Usar a EL de gerenciamento de recursos linguísticos para reduzir significativamente o custo de processos e os custos dos clientes ou fornecedores. As palavras, termos e frases armazenadas nos bancos de recursos linguísticos permitem reduzir significativamente o custo para cada cliente. Se mais adiante, o documento apresentar a mesma frase, o programa sugere o segmento usado anteriormente. O tempo de execução do serviço é mais curto, o resultado dessa abordagem traz como vantagem a redução de custos relativos a manuseio e gerenciamento de recursos linguísticos.
Diferenciação. Diferenciar produtos e serviços de seus concorrentes, reduzir as vantagens de diferenciação e concentrar-se em produtos e serviços em nichos de mercado. Palavras, combinações de palavras, expressões e frases com função de diferenciação podem ser usadas para criar uma personalidade de marca, com o qual os clientes possam se identificar. A EL pode ser usada para garantir que cada cliente tenha a sua memória de tradução e glossários específicos. Com a tecnologia, o linguista passa a ter apoio relativamente às formas que usa para expressões ou combinações de palavras em um projeto específico.
Inovação. Achar novas maneiras de fazer negócios. Isso pode envolver, além de inovação de processos, a inovação de produtos (livros, manuais, sites) em diversos ramos, criando novos vocábulos ou atribuindo novos significados para vocábulos já existentes na língua.
Crescimento. Usar a EL para administrar a expansão dos negócios em novos mercados e para a diversificação e a integração. A estrutura interna do programa de gerenciamento permite que o próprio usuário possa expandir a memória de tradução conforme as suas necessidades e conveniência incluindo palavras e outros segmentos que poderão ser utilizados em projetos futuros. Além de permitir o acesso imediato aos ativos linguísticos, a engenharia linguística de memórias de tradução facilita a inclusão de novos usuários nos projetos, sempre que necessário, ou seja, à medida que mais clientes conectam serviços às suas soluções de gerenciamento.
Outras estratégias. Há outras estratégias que também podem ser implementadas com a EL, como a retenção de clientes ou fornecedores, aceleração dos investimentos, aumento dos custos de troca e desenvolvimento de alianças. Por exemplo, a EL pode ser usada para agregar valor aos parceiros e aperfeiçoar a própria empresa, garantindo o uso adequado de terminologia e melhorando a qualidade e a consistência para o cliente. Progressivamente, uma empresa pode garantir que seus próprios termos ou termos de preferência sejam adotados pela indústria.
Atualmente, muitas organizações estão investindo em engenharia linguística para apoiar as suas estratégias competitivas. Usando eficientemente a EL, elas estão não só garantindo qualidade ortográfica, gramatical, sintática estilística e terminológica para os seus clientes, mas também implementando estratégias de custos, diferenciação, crescimento, inovação, alianças e outras estratégicas competitivas. Como a engenharia linguística inclui uma ampla gama de ferramentas, é necessária uma formação intensiva para tornar os linguistas competentes. Assim, as organizações estão alavancando os investimentos em engenharia linguística desenvolvendo novos produtos e serviços que não seriam possíveis sem uma forte capacidade tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário