sexta-feira, 27 de março de 2009

Por que estudar engenharia linguística?

Por que estudar engenharia linguística? Isso é o mesmo que perguntar por que estudar administração, logística, RH ou qualquer outra área. Hoje em dia, as ferramentas da engenharia linguística tornaram-se recursos vitais quando se pretende atingir o sucesso. Além dos corretores ortográficos, gramaticais e dicionários, os bancos de dados de memórias de tradução e glossários são recursos vitais utilizados pela maioria das empresas como parte dos esforços para reduzir os custos e o tempo de produção, ao mesmo tempo em que garante qualidade linguística para o cliente. A Lionbridge, por exemplo, utiliza o programa de gerenciamento de memórias de tradução e glossários para gerenciar grande volume de palavras. O Logoport – tecnologia de gerenciamento da Lionbridge baseada na web - armazena as palavras e frases nos bancos de dados e permite que vários produtos, divisões e grupos funcionais da empresa cliente gerenciem e compartilhem eficientemente as memórias de tradução e os glossários. Com isso, clientes de vários setores conseguem um retorno mais rápido, custos menores e melhor qualidade. Já pensaram gerenciar mais de 1,5 de palavras por dia em alta velô! Seria inviável em termos de tempo e custos sem os programas que criam os bancos de dados com termos e expressões utilizadas com maior freqüência.
A engenharia linguística acabou de introduzir modificações significativas na prática de produção no setor. As novas ferramentas estão ocupando o espaço dos humanos no processo de produção de texto, mas os profissionais não deixarão de existir. No entanto, mais uma vez, os profissionais terão que se adaptar. Caso contrário, as empresas podem andar a passos de lesma.
Me desculpem as lesmas, especialmente as brasileiras que entendem a minha língua, mas aquela gosma é nojenta! Dizem que serve para rastejar mais rápido.
As empresas turbinadas com a engenharia linguística de memórias de tradução estão formando equipes com a abrangência e a especialização necessária para produzir conteúdos ricos, atraentes, adequados à língua ou mercado-alvo. Por isso, a engenharia linguística constitui um campo de estudo essencial. Supondo que você pretende ser um linguista, professor de língua, tradutor, revisor, gerente de projetos de tradução ou profissional de negócios é tão importante possuir uma compreensão básica da engenharia linguística como qualquer outra área do conhecimento.
Ou pode contar com gosma de lesma, mas dúvido que trará o mesmo benefício para você.

Um forte abraço a todos, até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário